Professora Bruna Aucar na apresentação de estudo sobre telenovela para streaming na Universidade de Bolonha, ItáliaCrédito: Daniel Faria

Professora Bruna Aucar na apresentação de estudo sobre telenovela para streaming na Universidade de Bolonha, Itália. Crédito: Daniel Faria.

A professora e pesquisadora Bruna Aucar (PPGCOM/PUC-Rio) participou da Conference Film and Television’s Transformation in The Streaming Era, organizado pela ECREA (European Communication Research and Education Association) na Universidade de Bolonha, Itália, em 8 e 9 de setembro. O estudo Brazilian Melodrama on Streaming: A Study of Max’s Telenovela Beleza Fatal analisa a adaptação de telenovelas a plataformas de streaming a partir do caso de “Beleza Fatal” (2025), primeira original brasileira do gênero exibida no canal Max.

Desenvolvida com a professora Tatiana Siciliano (PPGCOM/PUC-Rio), a pesquisa se apoia em análise narrativa, exame de fontes jornalísticas e entrevistas com a diretora Maria de Medicis, o roteirista-chefe Silvio de Abreu e o roteirista Raphael Montes. As pesquisadoras concluem que as telenovelas brasileiras mantêm a vitalidade cultural no contexto digital, incorporando os dilemas contemporâneos da indústria audiovisual, em formato que alia tradição e inovação.