Pesquisador iraniano Ehsan Dehghan (Queensland University of Technology) no encontro com docentes e discentes. Foto: Julia Setta.

Pesquisador iraniano Ehsan Dehghan (Queensland University of Technology) no encontro com docentes e discentes. Foto: Julia Setta.

A convite do professor e pesquisador Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio), o pesquisador-líder do Digital Media Research Centre (DMRC) e da Escola de Comunicação da Queensland University of Technology (Austrália), Ehsan Dehghan ministrou, no dia 20 de outubro, uma palestra no PPGCOM/PUC-Rio. O professor iraniano apresentou seu novo livro, The Discursive-Digital Link (2025), no qual investiga as disputas discursivas em plataformas digitais. 

Ao partir do pressuposto de que vivemos um estado de crise, o pesquisador propõe uma redefinição do que seria a polarização que ameaça a democracia e oferece insights que ajudam a compreender as lógicas de entrelaçamento do discurso digital, tanto para a investigação acadêmica quanto para estratégias políticas progressistas.

– A saída é uma desaceleração, uma meditação profunda sobre onde erramos, e uma recusa em participar do jogo neoliberal e de sua demanda vulgar de sempre dizermos ou fazermos alguma coisa – observou.

Leia também: Docentes e discentes do PPGCOM participam de encontro internacional da Association of Internet Researchers (AoIR).